Nós trabalhamos para alertar a sociedade sobre a importância do assunto; formamos educadores, profissionais de saúde e toda sociedade civil com o conhecimento sobre a prevenção dos acidentes; realizamos pesquisas e análises sobre o tema para pautar a imprensa e levar a discussão ao âmbito político; fazemos com que medidas sejam tomadas pelos responsáveis por criar mecanismos de proteção a fim de preservar as vidas de filhos, netos e sobrinhos de milhares de famílias brasileiras. A principal motivação do nosso trabalho é a certeza de que com a disseminação de informações, a implantação de políticas públicas e a mudança de comportamento e no ambiente, a maioria dos acidentes com crianças pode ser evitado.
Fazemos a análise de dados de mortes e internações de crianças por acidentes todos os anos para: orientar nossa estratégia de atuação; alertar a comunidade; pautar imprensa sobre a temática; fazer o assunto chegar até a agenda pública, nos tornando a principal referência de análise de dados sobre o assunto.
Para garantir que diversos produtos destinados ao público infantil sejam seguros, participamos de comissões de estudo na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como: puericultura, cadeirinha, brinquedos e playgrounds. Contribuímos com dados de morte e internações de crianças e recomendamos melhores práticas para a prevenção de acidentes com crianças.
Acompanhamos a tramitação de Projetos de Lei (PLs) nas câmaras municipais, assembleias legislativas estaduais e federal; influenciamos para que os dispositivos sejam levados adiante até a votação; propomos PLs específicos, além de melhorias e alterações em leis já aprovadas.
Formamos profissionais de saúde, educação, trânsito e de outras organizações da sociedade civil para que sejam multiplicadores da causa da prevenção dos acidentes. Também produzimos campanhas, materiais educativos e muito conteúdo para ajudar pais e responsáveis neste trabalho de prevenção.
Desde 2001, nosso trabalho pela prevenção dos acidentes envolvendo crianças e adolescentes contribuiu para a diminuição de mais de 46% no número de mortes por causas acidentais, no Brasil. Tudo isso graças a:
Obrigatoriedade do uso de cadeirinha para transporte de crianças em veículo
Formação de mais de 7.000 pessoas em cursos de prevenção online. Foram mais de 460 mil beneficiados indiretamente através das ações mobilizadoras de nossos alunos.
Restrição da comercialização do álcool 70% líquido
Realização de dezenas de campanhas de conscientização sobre a prevenção dos acidentes, impacto gerado sobre milhares de pessoas por ano através da imprensa, redes sociais, site ou por meio de materiais educativos.
Inserção de capítulo específico sobre prevenção de acidentes no Plano Nacional da Primeira Infância.
Trabalhamos para alertar a sociedade sobre a importância do tema, promover mudanças em suas comunidades e criar um ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes. Para isso, oferecemos palestras, oficinas e cursos à distância. São 3 cursos gratuitos e um deles com inscrições abertas o ano todo.
A informação é uma das chaves para salvar vidas. Por isso, disseminamos a cultura de prevenção de acidentes por meio de nossos canais na web; elaboramos materiais com dados relevantes sobre acidentes para pautar veículos de comunicação; criamos campanhas de conscientização e prevenção; dentre muitas outras ações.
Inserimos a causa da prevenção de acidentes nos espaços políticos para que os cuidados com as crianças se tornem uma prioridade. Para isso, monitoramos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e Senado; propomos políticas públicas de prevenção de acidentes para os poderes executivo e legislativo de estados e municípios; trabalhamos em parceria com outras organizações que atuam pela proteção de crianças e adolescentes.
Parceiros que colaboram com a causa por meio de apoio técnico e intelectual em assuntos transversais ou por atuação em rede.
Empresas, organizações e escolas que contratam os serviços da Criança Segura de assessoramento técnico, palestras e oficinas sobre prevenção de acidentes na infância.
Relatório Institucional de 2020
Relatório Institucional 2019
Relatório Institucional 2018
Relatório Institucional 2017
Relatório Institucional 2015 e 2016
Relatório Institucional 2014
Relatório Institucional 2012 e 2013
Relatório Institucional 2011
Relatório Institucional 2010
Relatório Institucional 2009
Estatuto da Criança Segura
Simone de
Campos Vieira
Abib
Luciana de Almeida
O'Reilly Eduardo
Pongrácz Rossi
Emerson Duran
Camilla Osborn Gomes
Nogueira Frussa
Membro de