Compartilhe
Hora de dormir
Qual é a posição segura para se colocar o bebê para dormir? A melhor posição é de barriga para cima, pois ele corre menos risco de engasgo e respira melhor. Veja algumas orientações que você deve considerar na hora de colocar o bebê para dormir
- Bebês devem dormir em colchão firme, cobertos até a altura do peito com lençol ou manta presos embaixo do colchão e os bracinhos para fora. O colchão deve estar bem preso ao berço e sem qualquer embalagem plástica.
- Remova do berço todos os brinquedos, travesseiros, cobertores, protetor de berço e qualquer outro objeto macio quando for colocar o bebê para dormir. Isso ajuda a reduzir o risco de asfixia. Em dias frios, procure agasalhar mais o bebê em vez de usar mais cobertas
- Tenha certeza de que não há no berço nenhum objeto que possa ser colocado na boca e engolido pelo bebê, como botões, cordões e até fraldinhas de boca, que podem impedir a respiração. Na hora de dormir, retire correntinhas ou cordões do pescoço do bebê, pois eles podem causar estrangulamento.
- A cabeça do recém-nascido deve ficar descoberta durante o sono e os pés encostados na borda inferior do berço, de maneira que o bebê não consiga escorregar para baixo das cobertas.
- Fique de olho! Evite colocar o bebê para dormir em sofás, poltronas ou outras superfícies macias que possam causar sufocação ou quedas. Se isso for realmente necessário, deixe esse ambiente seguro e supervisione a criança constantemente.
- Nos primeiros meses de vida, é recomendado que os bebês durmam no mesmo quarto que os pais, mas não na mesma cama. Utilize o berço ou cestos apropriados para essa função. Caso seja inevitável um adulto dividir a cama com o bebê, algumas precauções especiais devem ser tomadas, como a remoção de travesseiros, edredons e qualquer outra roupa de cama macia.
Berço
- Use berços certificados pelo Inmetro. Berços com grades laterais móveis foram proibidos pelo Inmetro por representarem riscos às crianças. Evite usá-los!
- Verifique se as grades de proteção estão bem fixas e se a distância entre elas não é maior do que 6 cm. Isso evita que a criança prenda alguma parte de seu corpo. Veja também se a altura das grades é superior a 60 cm.
- As bordas do móvel devem ser arredondadas ou chanfradas, sem arestas ou rebarbas.
- A pintura do berço deve ser feita com produto atóxico. Se o berço que você utiliza for muito antigo, ele poderá conter pintura com chumbo. Nesse caso, é possível lixá-lo completamente e pintá-lo com uma camada de tinta sem substâncias intoxicantes.
- Se tiver rodinhas, certifique que o sistema de travamento seja eficiente e seguro.
- Não posicione o berço próximo a janelas, luminárias, enfeites de parede, prateleiras ou móveis que possam ser usados como apoio para a criança sair de dentro dele.
- Observe o tamanho do colchão. Se ele não for parte integrante do berço, será preciso verificar as recomendações do fabricante. O colchão deve ter a medida certa para o móvel e, ao encaixá-lo, não deve apresentar folgas maiores que dois dedos de espaço entre ele e a lateral do berço.
- Conforme o bebê for crescendo, vá abaixando a altura do colchão. Quando ele estiver na posição mais baixa e a parte superior das barras laterais alcançar a região abaixo do peito da criança, faça a transição para a cama.