Compartilhe

Criança Segura e CPTran realizam blitz para verificar o uso da cadeirinha

No dia 25 de setembro – como parte das ações para a Semana Nacional de Trânsito -, o CPTran (Comando de Policiamento de Trânsito), em parceria com a Criança Segura, realizou uma blitz para orientar motoristas em São Paulo sobre o uso correto dos dispositivos de retenção veicular (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação).

Na ocasião, 25 carros foram abordados próximo ao colégio Madre Cabrini, na Vila Mariana. Desses veículos, nove transportavam crianças que deveriam estar usando os equipamentos, mas não tinham dispositivos de segurança instalados.  Dos outros 16 carros que possuíam os equipamentos para o transporte de meninos e meninas, três não estavam corretamente instalados. Além disso, três crianças que não precisavam mais utilizar os dispositivos de retenção, estavam usando o cinto de segurança de forma incorreta.

O objetivo de ações como essa Blitz Educativa é alertar pais e responsáveis por crianças da importância da utilização correta dos equipamentos de segurança pois, quando a cadeirinha não está instalada da maneira certa, ela não garante a proteção dos pequenos em caso de colisão. Por isso, é muito importante seguir corretamente o manual de instalação dos dispositivos e garantir que, depois de instalado, o equipamento não se mexe mais do que 2 cm para os lados ou para frente e para trás.