Compartilhe

“Vou de bike com a Criança Segura” incentiva a segurança ao pedalar

No dia 17 de setembro, a Criança Segura lançou sua nova ação de mobilização, intitulada “Vou de bike com a Criança Segura”. A campanha tem o objetivo de conscientizar pais, familiares, responsáveis por crianças e toda a garotada sobre a importância de garantir a segurança de meninas e meninos ao andar de bicicleta.

Para isso, uma série de eventos serão realizadas em diversos pontos da cidade de São Paulo e em Guarulhos nos meses de setembro e outubro. Nesses encontros, as crianças poderão aprender a andar de bike, tirar as rodinhas de apoio, treinar equilíbrio, aprender sobre segurança e comportamentos seguros de ciclistas e muito mais!

Para saber mais, acesse o site da ação “Vou de bike com a Criança Segura”.

Há alguns anos, o uso da bicicleta tem crescido no Brasil – seja para o lazer, como prática esportiva ou meio de transporte. Com a popularização desse modal, mais e mais pessoas têm começado a pedalar e, entre elas, crianças e adolescentes. E essa é uma ótima notícia!

Praticar atividades físicas é muito importante para o desenvolvimento saudável de meninas e meninos. Ao pedalar, além de se exercitar, a meninada desenvolve ainda sua autoestima, autoconfiança, independência, autonomia, iniciativa, equilíbrio e coordenação motora.

Entretanto, até mesmo essa atividade com tantos benefícios e tão prazerosa pode representar alguns riscos às crianças e aos adolescentes. Em 2016, de acordo com dados do Ministério da Saúde, 2.455 garotas e garotos de até 14 anos foram hospitalizados em razão de algum tipo de acidente envolvendo bicicleta. No mesmo ano, 64 crianças e adolescentes da mesma faixa etária morreram enquanto estavam em uma bike. Dessas mortes, 62% ocorreram devido a colisão com um veículo automotor, enquanto 27% ocorrem devido a um trauma sem choque com outros veículos.

Evitar que meninas e meninos se machuquem seriamente ao andar de bicicleta não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas, para isso, os adultos responsáveis devem estar atentos, orientar e realizar algumas ações para reduzir os riscos para às crianças nessa atividade.

Para colaborar com essa tarefa e prevenir acidentes, a Criança Segura realizará quatro eventos.

Confira a programação:

Oficinas educativas:

Ciclofaixa de lazer – Avenida Paulista
Data: 23/09
Horário: 10 às 17h
Local: Avenida Paulista com Rua Haddock Lobo

Ciclofaixa de lazer – Parque Linear Tiquatira
Data: 30/09
Horário: 9h às 13h
Local: Parque Linear Tiquatira – Eng. Werner Eugênio Zulau, na ciclofaixa de lazer

Rua Coliseu – Vila Olímpia
Data: 12/10
Horário: 12h às 18h
Endereço: Rua Colieu, s/n, Vila Olímpia

Pedalada em família:

Espaço Cultural Jardim São João – Guarulhos
Data: 21/10
Horário: 8h30 (concentração) / 9h às 11h (pedalada)
Endereço: Estrada João Pannocchia Molina, 70 – 90 – Bairro São João, Guarulhos/SP

Atenção: leve sua bicicleta e equipamentos de segurança.