Compartilhe
Criança Segura participa de evento sobre mobilidade segura em São Paulo
No dia 17 de setembro, a Criança Segura participou do evento “O futuro da mobilidade segura”, realizado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes da cidade de São Paulo, na Biblioteca Mário de Andrade. Esse encontro abriu as ações programadas na capital paulista para a Semana da Mobilidade 2018, comemorada entre os dias 18 a 25 de setembro.
Na ocasião, a gerente executiva da Criança Segura, Gabriela Guida de Freitas, representando a sociedade civil, falou sobre a importância de garantirmos a segurança de crianças e adolescentes no trânsito, pois esse é um dos grupos mais vulneráveis nesse ambiente, e apresentou alguns desafios que a cidade de São Paulo tem para proporcionar uma mobilidade mais segura aos pequenos.
No Brasil, o trânsito é a principal causa de morte acidental de crianças de cinco a 14 anos, segundo dados do Ministério da Saúde. Todos os anos, aproximadamente 900 meninas e meninos dessa faixa etária morrem em decorrência desse tipo de acidente. Em 2016, somente na cidade de São Paulo, foram registrados 39 óbitos de crianças e adolescentes no trânsito, sendo que metade desses casos ocorreram em razão de atropelamento.
“Todos nós – família, sociedade e poder público – precisamos agir para oferecer condições adequadas para que crianças e adolescentes possam transitar de forma segura. Só na cidade de São Paulo, mais de três crianças perdem suas vidas por mês no trânsito. Esse número é considerado alto para uma cidade que adotou o “Visão Zero” como meta na redução de acidentes de trânsito”, disse Gabriela Guida de Freitas.
Também estavam presentes no evento o prefeito da cidade de São Paulo, Bruno Covas; o secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo, João Octaviano Machado Neto; o subsecretário de Política Setorial da Secretaria de Mobilidade de Bogotá (Colômbia), Sergio Eduardo Martínez Jaimes; a gerente do Observatório de Segurança Viária da Secretaria de Transportes de Buenos Aires (Argentina), Adriana Jakovcevic; o especialista em Transporte do GRSF/Banco Mundial, Juan Miguel Velasquez Torres; a coordenadora de projetos de Saúde e Segurança Viária da WRI – Brasil, Marta Obelheiro; o coordenador executivo da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, Pedro de Paula; entre outros.
Ao debater o futuro da mobilidade segura no município com representantes do setor privado, de organizações da sociedade civil e do poder público, a prefeitura de São Paulo enfatizou a importância de somarmos esforços para executar o Plano de Mobilidade da cidade.
Além disso, com o objetivo de oferecer mais transparência e facilitar a participação social no processo de gestão da mobilidade na capital paulista o governo municipal lançou a plataforma de monitoramento de dados Vida Segura, que reúne informações sobre os acidentes de trânsito ocorridos no município. A plataforma apresenta dados sobre a localização dos acidentes, tipos, horário, pontos críticos, além de gênero e idade das vítimas.
Garantir a segurança de meninas e meninos ao transitarem pela cidade é um dos objetivos do trabalho da Criança Segura. Para isso, além de atuarmos em favor da criação e promoção de políticas públicas que protejam as crianças no trânsito, produzimos diversos tipos de materiais com dicas para evitar acidentes nesse ambiente.
Confira no vídeo abaixo mais informações sobre como prevenir acidentes com crianças enquanto transitam pela cidade, seja a pé, de bicicleta ou de transporte público: