Compartilhe

Para evitar quedas, professora propõe a troca de cadarços por elásticos coloridos e faz sucesso

Aluna do curso de Multiplicadores da Criança Segura, a docente realizou a ação como parte do plano de ação para multiplicação da causa de prevenção de acidentes com crianças

Medidas simples de prevenção ajudam, e muito, a evitar acidentes com crianças e, para garantir a segurança dos pequenos no dia a dia, a criatividade é sempre uma boa aliada. Ao brincar e correr, muitas crianças caem e, algumas vezes, se machucam gravemente, por estarem com o cadarço desamarrado. Para evitar que essas quedas ocorram, a aluna do curso de Multiplicadores da Criança Segura, professora do Centro de Educação Infantil Jamir Dagir, da cidade de São Paulo, Regina Maria Tochio Lucci, criou uma solução muito simples que pode ser adotada por qualquer pessoa.

Como parte de seu plano de ação para multiplicação da causa, a professora, além de distribuir folhetos e conversar com pais e responsáveis sobre os principais acidentes que acontecem com crianças e como evitá-los, propôs a substituição dos cadarços dos tênis das crianças por elásticos coloridos.

A ação foi muito bem aceita pelas crianças, responsáveis, professores, outros funcionários da escola e até mesmo pela Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que contou com grande participação de todos na divulgação e na troca dos cadarços.

“A substituição dos cadarços mostrou-se eficaz e, ao mesmo tempo, tornou-se uma atividade lúdica, onde as crianças, pais e professores se envolveram e se beneficiaram. Acredito que essa atividade perdure na escola, pois até mesmo professores e pais estão querendo trocar seus cadarços por elásticos”, conta Regina.

E então, gostou da ideia? Que tal adotá-la também?