Dicas

Escola segura: verifique se a instituição está preparada para evitar acidentes

Escola segura: veja como verificar se o ambiente escolar está preparado para evitar acidentes
  • Compartilhar Facebook
  • Compartilhar Twitter
  • Compartilhar Google +
03/10/2018

Ao fazer a matrícula das crianças em uma nova escola, pais e responsáveis devem avaliar diversos fatores para fazer a melhor escolha para meninas e meninos. Além de observar a proposta pedagógica, o número de crianças por sala de aula e os materiais educativos utilizados pelos professores, também é importante verificar as condições de segurança do ambiente escolar. Mas, como fazer isso?

A seguir, indicaremos alguns dos principais pontos que devem ser observados para verificar se a instituição de ensino está preparada para evitar acidentes com crianças e adolescentes nas dependências da escola.

Leia também: Folder “Escola segura: Dicas para verificar a segurança do ambiente escolar”

Observe a estrutura física e o mobiliário da escola

Quando for visitar uma escola com a intenção de matricular as crianças, peça para que alguém te acompanhe em uma visita aos locais nos quais os pequenos terão acesso (salas de aula, pátio, banheiros, refeitório, etc). Ao visitar esses espaços, observe o estado de conservação do prédio, dos móveis e dos brinquedos que serão utilizados pelas crianças.

Veja se escadas e rampas têm piso antiderrapante e corrimão, se as janelas possuem grades ou telas de proteção, se os banheiros estão adequados à faixa etária das crianças, se as tomadas estão protegidas e se não há fiação aparente, etc.

Avalie se os brinquedos que serão utilizados pelos pequenos estão em bom estado de conservação, sem peças se soltando, quebrados ou com alguma outra características que possa machucar a criança enquanto ela o manuseia. Também informe-se se é feita uma inspeção rotineira nesses objetos para evitar acidentes.

Em berçários, também é importante verificar se os berços possuem o selo do Inmetro, seguem as recomendação da ABNT e se não são utilizados por mais de uma criança ao mesmo tempo.

Atenção à segurança do parquinho

Pergunte ao responsável pela escola se o parquinho segue as recomendações da ABNT e se os brinquedos recebem manutenção constante.

Observe o estado de conservação dos brinquedos, se não têm peças se soltando, quinas afiadas, partes cortantes ou enferrujadas. Veja também se o chão do local é de algum material que absorva impacto, como grama ou piso emborrachado.

Leia também: Como fazer uma inspeção de rotina no parquinho que você frequenta

Verifique os locais e equipamentos de práticas esportivas

Se a escola possuir uma quadra ou área na qual as crianças e adolescentes praticam atividades esportivas, é importante avaliar as condições do local.

Verifique se o piso das quadras é nivelado e de material capaz de absorver impacto. Os postes de sustentação das tabelas de basquete devem ser protegidos com espuma. As traves de gol não podem ter ferrugem e os ganchos de sustentação da rede também devem ser protegidos.

Caso a escola possua uma piscina, veja se ela é cercada por grade e se o portão de acesso é devidamente trancado quando ela não está em uso, pois as crianças não devem ter acesso a essa área sem a supervisão de um adulto.

Leia também: Manual de prevenção de lesões no esporte

Ao observar e se informar sobre esses aspectos de segurança, você poderá ficar mais tranquilo em relação aos cuidados que a escola tem com a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes. Caso tenha alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato com a Criança Segura pelo e-mail contato@criancasegura.org.br. Ficaremos felizes em te ajudar.

Confira também o vídeo com dicas para verificar a segurança do ambiente escolar produzido pela Criança Segura para o projeto “De olho na infância”:

Membro de
Patrocinadores Institucionais
Seja nosso parceiro

Seja também nosso parceiro


Desejo receber novidades da Criança Segura e/ou parceiros por e-mail.

Receba nossas notícias!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter, ou se preferir baixe o arquivo clicando no botão abaixo.