Compartilhe

5 dicas para evitar acidentes com crianças nas festas juninas

As festas juninas já começaram, com muita música, quadrilhas e comidas deliciosas. Mas, nessa época do ano, pais e responsáveis devem ficar bastante atentos para evitar acidentes com crianças, principalmente queimaduras.

Para garantir a diversão e segurança de meninos e meninas durante as festas, a Criança Segura separou cinco dicas.
Confira:

Soltar balão, além de muito perigo, é crime!

No Brasil, soltar balão é considerado crime ambiental, punível com pena de até três anos de detenção e o pagamento de multa. Isso porque essa prática pode resultar em acidentes graves, como incêndios de grandes proporções em matas e até mesmo bairros ou, ainda, acidentes com aeronaves tribuladas. Por isso, nunca solte balão e, caso presencie outra pessoa exercendo essa prática, denuncie para a polícia pelo telefone 190 ou pelo disque denúncia, 181.

Cuidado com as comidas e bebidas quentes

Do momento do preparo até a hora de servir: cuidado com alimentos e bebidas quentes. Não deixe as crianças brincarem na cozinha enquanto prepara as comidas típicas das festas, lembre-se sempre de deixar o cabo das panelas virado para dentro do fogão e, se possível, não use toalhas compridas nas mesas onde os alimentos ficarão. Crianças são muito curiosas e, ao tentarem ver o que há em uma panela no fogo ou ao se apoiarem nas toalhas de mesa, as comidas e bebidas quentes podem virar em cima delas e causar graves queimaduras.

Atenção com as fogueiras

Nesse tempo frio, nada mais gostoso do que uma fogueira para esquentar a festa toda! Mas, preste muita atenção nas crianças. Não as deixe chegar perto da fogueira desacompanhadas. Além disso, deixe materiais inflamáveis, como álcool, fósforo e bombinhas, longe do alcance dos pequenos e do fogo.

Nunca deixe as crianças soltarem fogos de artifício

Não permita que as crianças fiquem perto de onde irá ocorrer a queima de fogos de artifício e nunca as deixe soltá-los. Esse tipo de material é muito perigoso e só deve ser manipulado por profissionais.

Oriente as crianças a terem cuidado com bombinhas e estalinhos

Ensine as crianças como elas podem brincar de forma segura com bombinhas e estalinhos, evitando estourá-los perto de outras pessoas ou de objetos que podem se quebrar e soltar estilhaços, como garrafas de vidro e latas de refrigerantes. Explique às crianças que elas não devem carregar esse tipo de objeto nos bolsos, pois eles podem acidentalmente explodir e provocar uma queimadura grave. Avise-as, também, para não brincarem com bombinhas e estalinhos perto de fogo ou de objetos inflamáveis.