Compartilhe
Coordenadora nacional da Ong Criança Segura participa do “Congresso de Segurança Infantil no Trânsito” na Costa Rica
Na primeira semana de maio a Ong Criança Segura esteve na Costa Rica participando do Congresso de Segurança Infantil no Trânsito. Estavam reunidos representantes de ONGs, trânsito, saúde, governo e setor privado de toda a América refletindo como tornar a mobilidade das crianças e jovens mais segura.
Congresso sobre Segurança no Trânsito para Crianças nas Américas foi realizado entre os dias 7 e 8 de maio de 2015, durante a III Semana de Segurança Viária Global das Nações Unidas. A pauta geral foi a importante questão de saúde pública, a segurança de trânsito para crianças nas Américas, com foco na América Latina e no Caribe (LAC).
A Ong Criança Segura foi representada por nossa coordenadora nacional Gabriela Guida de Freitas. “O Congresso foi importante para conhecermos diferentes iniciativas de proteção à vida das crianças no trânsito, pudemos trocar experiências com diferentes países e realidades e também somar nossa atuação. Além de inspiradora a Conferência foi muito esclarecedora e uma oportunidade de parcerias”, declarou Gabriela.
Também participaram do Congresso líderes de países nas Américas e representantes de agências governamentais, ONGs, grupos de sobreviventes, organizações do setor privado, associações médicas, agências de desenvolvimento e organizações globais que trabalham para melhorar a segurança viária.
O país que recebeu o evento, Costa Rica, foi representado também por seus líderes da área política, da saúde pública e da segurança viária da região. Um dia antes do Congresso o Hospital Nacional Infantil da Costa Rica (Hospital Nacional de Niños), foi palco do evento de pré-conferência sobre segurança viária, que foi aberto ao público.
Ocorrendo na metade da “Década de Ação para Segurança Viária das Nações Unidas 2011-2020” e durante a Semana de Segurança Viária Global – cujo tema elencado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) com o tema de “Crianças e Segurança no Trânsito” – a Conferência apresentou relatos de sucessos apontados pelo LAC, que podem ser adaptadas em outros lugares da região para melhorar a segurança das crianças no trânsito local, e nacional.