conhecaacriancasegura

A Criança Segura

Acidentes são a principal causa de morte de crianças e adolescentes com até 14 anos de idade. Entretanto, 90% deles podem ser evitados com medidas simples de prevenção.

A Criança Segura é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), de atuação nacional.

Sua missão é promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes de até 14 anos de idade. Atualmente, essa é a principal causa de morte da população dessa faixa etária no Brasil. Entretanto, 90% desses acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção, que envolvem divulgação de informações, mudança de comportamento e no ambiente e implantação de políticas públicas.

 

História

Com atuação no Brasil desde 2001, a Criança Segura faz parte da Safe Kids Worldwide, primeira e única rede global de prevenção de acidentes na infância.

Fundada em 1987, em Washington DC, pelo cirurgião pediátrico brasileiro erradicado nos Estados Unidos, Dr. Martin Eichelberger, a Safe Kids está presente em 30 países, nos cinco continentes.

Desde o início de suas atividades nos Estados Unidos, o índice de mortes provenientes de acidentes com crianças caiu 45% no país. No Brasil, desde a fundação da Criança Segura, esse índice caiu 32%.

Como Atuamos?

A ONG Criança Segura atua na prevenção das principais causas de acidentes que ocorrem com crianças: trânsito, afogamentos, sufocações, queimaduras, quedas, intoxicações e as lesões não intencionais causadas por armas de fogo.

Para a efetiva prevenção desses acidentes, trabalhamos em três frentes: mobilização, comunicação e políticas públicas.

MOBILIZAÇÃO

A área da MOBILIZAÇÃO tem como objetivo empoderar e engajar as pessoas para que elas promovam mudanças em suas comunidades e tornem seu entorno mais seguro para as crianças. Responsável por nossa atuação em rede, a área estabelece parcerias com instituições do Brasil para formar multiplicadores da causa junto aos públicos de interesse da organização (profissionais de saúde, educação, trânsito, agente comunitários, gestores de entidades públicas ou sem fins lucrativos). Para alcançar esse objetivo, passamos nosso conteúdo para esses atores de duas formas: em formações presenciais, como palestras e oficinas, e em cursos a distância pela internet.

COMUNICAÇÃO

A área de COMUNICAÇÃO tem a missão de disseminar, de diversas formas, nossas orientações de segurança e posicionamento sobre o tema. O objetivo é sensibilizar toda a sociedade sobre a importância de ações para prevenção de acidentes com crianças e adolescentes. Essas informações são difundidas através de inserções na mídia e entrevistas e por meio de nossos perfis nas redes sociais e do nosso site, que mantemos sempre atualizados.

POLÍTICAS PÚBLICAS

O foco das POLÍTICAS PÚBLICAS da Criança Segura é fomentar a inserção da problemática dos acidentes com crianças e adolescentes na pauta dos espaços políticos. Para tal, propomos e acompanhamos projetos de lei relacionadas à causa. Vale ressaltar que atuamos nos poderes Executivo e Legislativo Federais, incentivando o debate e o aperfeiçoamento e criação de leis que possam oferecer condições mais favoráveis à segurança e ao bem-estar da criança.

Com essas três estratégias, trabalhamos para que a cultura da prevenção de acidentes se desenvolva no Brasil e, assim, consigamos salvar a vida de mais crianças e adolescentes.

Com essas três estratégias, trabalhamos para que a cultura da prevenção de acidentes se desenvolva no Brasil e, assim, consigamos salvar a vida de mais crianças e adolescentes.

Missão visão e valores

missao-icone

MISSÃO
Promover a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos.

VISÃO
Eliminar as mortes e sequelas por acidentes em crianças e adolescentes até 14 anos.

valores-icone

VALORES
• Valorização da vida
• Respeito ao desenvolvimento saudável da criança e do adolescente
• Igualdade social do direito à prevenção
• Ética e transparência
• Conhecer e compartilhar
• Respeito à diversidade sócio-cultural
• Comprometimento com a causa
• Participação social

Parceiros

A Criança Segura é uma organização sem fins lucrativos. Para realizar as suas atividades, a Criança Segura conta com parceiros institucionais que apoiam a causa de prevenção de acidentes de diversas formas: patrocinando nossos projetos, divulgando e participando de nossas atividades de mobilização, contratando os nossos serviços de palestras e oficinas ou até mesmo fazendo doações pontuais.

Você ou sua empresa também tem interesse em ajudar a Criança Segura? Então, clique aqui e veja como você pode apoiar nossa causa

Atualmente, nossos parceiros são:

INTERNACIONAIS:

safekids

A Criança Segura faz parte da Safe Kids Worldwide, primeira e única rede global de prevenção de acidentes na infância, presente em 24 países, nos cinco continentes.

global

Somos membros da aliança global de ONGs para a segurança no trânsito, grupo que tem como missão mobilizar e empoderar organizações de todo o mundo para agir em prol de um trânsito mais seguro.

PATROCINADORES

johnson

Patrocina institucionalmente a Criança Segura desde o início das atividades no Brasil, em 2001. Também é patrocinador da Safe Kids Global.

fedex

Patrocina projetos relacionados à prevenção de acidentes de trânsito desde 2002. Também é patrocinador da Safe Kids Global.

cmdca

Patrocina projetos específicos de formação de professores da rede pública municipal de São Paulo para prevenção de acidentes via FUMCAD.

INSTITUCIONAIS:

detran

Parceiro em diversas ações relacionadas à segurança no trânsito. Além da realização de palestras e seminários em conjunto, o órgão ainda apoia o oferecimento dos nossos cursos EAD para secretarias de educação em todo o estado de São Paulo.

inmetro

Parceiro em assuntos relacionados à segurança de produtos. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

prefeiturasp

Essa parceria prevê a formação de turmas exclusivas e homologadas em nossos cursos EAD para os professores da rede pública municipal.

ministeriosaude

Utilizamos informações e dados oficiais do Ministério da Saúde para monitorar a evolução dos acidentes com crianças e adolescentes no Brasil. Além disso, somos parceiros no desenvolvimento de conteúdo para a promoção da cultura de prevenção.

socbrasped

Parceiro em temas relacionados à saúde da criança. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

proteste

Parceiro em temas relacionados aos direitos do consumidor. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

piscinasegura

Parceiro em temas relacionados à prevenção de afogamentos. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

abrot

Somos membros da aliança e participamos de campanhas educativas sobre segurança viária em conjunto.

Somos membros da rede e do grupo gestor e participamos do grupo de trabalho de saúde. A rede tem como missão articular e mobilizar organizações e pessoas para defender e garantir os direitos da Primeira Infância.

contran

Somos membros da câmara temática de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito, onde são elaborados relatórios sobre temas específicos de saúde no trânsito, tais como o uso de cadeirinhas para crianças com deficiência.

Entenda nossa causa

A principal motivação do trabalho da Criança Segura: a certeza de que com a divulgação de informações, mudança de comportamento e no ambiente e a implantação de políticas públicas a grande maioria dos acidentes podem ser evitados

No Brasil, os acidentes, ou lesões não intencionais, são hoje a principal causa de morte de crianças na faixa etária de um a 14 anos e representam uma séria questão de saúde pública no país. De acordo com dados do Ministério da Saúde, cerca de 3,8 mil crianças brasileiras morrem por ano vítimas de acidentes e, em média, 117 mil são hospitalizadas só na rede pública de saúde por esse motivo. Em todo o mundo, 1 milhão de crianças morrem por causas acidentais anualmente, o que é considerado uma epidemia global, segundo a Safe Kids Worldwide.

O trauma gerado por um acidente não afeta somente a vítima, mas toda a sua família. Alguns pais, quando um filho sofre uma lesão ou morre por causa acidental, se separam e outros acabam tendo que se ausentar do trabalho para cuidar da criança que está hospitalizada, o que reduz a renda familiar. Além disso, a criança que sofre um acidente e tem que se ausentar da escola por muitos dias, perde conteúdo e o convívio com os colegas, o que pode impactar negativamente seu desempenho escolar e, consequentemente, suas oportunidades na vida adulta.

Entretanto, apesar de muito comuns na infância e de o senso comum tratá-los como algo inevitável, os acidentes não precisam necessariamente acontecer. Estudos americanos afirmam que 90% dos acidentes podem ser evitados com medidas simples de prevenção, como não deixar produtos tóxicos ou inflamáveis ao alcance das crianças, não deixá-las sem supervisão em piscinas, protegê-las devidamente quando forem passageiras de algum veículo, entre outras ações.

Essa é a principal motivação do trabalho da Criança Segura: a certeza de que com a divulgação de informações, mudança de comportamento e no ambiente e a implantação de políticas públicas a grande maioria dos acidentes podem ser evitados.

Em sua atuação, a organização aborda os diversos tipos de acidentes que mais acontecem com crianças, desde os mais simples, como uma queda em um parquinho, até os mais complexos, como a colisão de veículos em alta velocidade.

É imprescindível que todos tenham em mente que as crianças não são miniaturas dos adultos. Seus corpos são mais frágeis e ainda estão em desenvolvimento. Por possuir a cabeça proporcionalmente mais pesada que a de um adulto, o centro de gravidade de uma criança é mais alto, o que influencia diretamente no seu equilíbrio. Crianças têm menor tolerância a lesões, pois a severidade de um machucado depende da capacidade de absorção de energia que um corpo tem – quanto menor o corpo, menor essa capacidade. Também é pequena a habilidade das crianças de reconhecer perigos. Até os cinco anos, elas ainda não compreendem as relações de causa e efeito, portanto podem se colocar em situações perigosas simplesmente por não compreenderem os riscos, como engatinhar para vãos de escadas ou puxar o cabo de uma panela no fogão.

É por tudo isso que a Criança Segura realiza seu trabalho, para cuidar e garantir que nossas crianças não sofram desnecessariamente.

Nossos parceiros

A Criança Segura é uma organização sem fins lucrativos. Para realizar as suas atividades, a Criança Segura conta com parceiros institucionais que apoiam a causa de prevenção de acidentes de diversas formas: patrocinando nossos projetos, divulgando e participando de nossas atividades de mobilização, contratando os nossos serviços de palestras e oficinas ou até mesmo fazendo doações pontuais.

Você ou sua empresa também tem interesse em ajudar a Criança Segura? Então, clique aqui e veja como você pode apoiar nossa causa

Atualmente, nossos parceiros são:

INTERNACIONAIS:

safekids

A Criança Segura faz parte da Safe Kids Worldwide, primeira e única rede global de prevenção de acidentes na infância, presente em 24 países, nos cinco continentes.

global

Somos membros da aliança global de ONGs para a segurança no trânsito, grupo que tem como missão mobilizar e empoderar organizações de todo o mundo para agir em prol de um trânsito mais seguro.

INSTITUCIONAIS:

detran

Parceiro em diversas ações relacionadas à segurança no trânsito. Além da realização de palestras e seminários em conjunto, o órgão ainda apoia o oferecimento dos nossos cursos EAD para secretarias de educação em todo o estado de São Paulo.

inmetro

Parceiro em assuntos relacionados à segurança de produtos. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

prefeiturasp

Essa parceria prevê a formação de turmas exclusivas e homologadas em nossos cursos EAD para os professores da rede pública municipal.

ministeriosaude

Utilizamos informações e dados oficiais do Ministério da Saúde para monitorar a evolução dos acidentes com crianças e adolescentes no Brasil. Além disso, somos parceiros no desenvolvimento de conteúdo para a promoção da cultura de prevenção.

socbrasped

Parceiro em temas relacionados à saúde da criança. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

proteste

Parceiro em temas relacionados aos direitos do consumidor. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

piscinasegura

Parceiro em temas relacionados à prevenção de afogamentos. Realizamos campanhas educativas em conjunto e também os consultamos em assuntos técnicos.

abrot

Somos membros da aliança e participamos de campanhas educativas sobre segurança viária em conjunto.

Somos membros da rede e do grupo gestor e participamos do grupo de trabalho de saúde. A rede tem como missão articular e mobilizar organizações e pessoas para defender e garantir os direitos da Primeira Infância.

contran

Somos membros da câmara temática de Saúde e Meio Ambiente no Trânsito, onde são elaborados relatórios sobre temas específicos de saúde no trânsito, tais como o uso de cadeirinhas para crianças com deficiência.

PATROCINADORES

johnson

Patrocina institucionalmente a Criança Segura desde o início das atividades no Brasil, em 2001. Também é patrocinador da Safe Kids Global.

fedex

Patrocina projetos relacionados à prevenção de acidentes de trânsito desde 2002. Também é patrocinador da Safe Kids Global.

cmdca

Patrocina projetos específicos de formação de professores da rede pública municipal de São Paulo para prevenção de acidentes via FUMCAD.

Seja nosso parceiro

Seja também nosso parceiro

Please leave this field empty.

Desejo receber novidades da Criança Segura e/ou parceiros por e-mail.

Receba nossas notícias!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter, ou se preferir baixe o arquivo clicando no botão abaixo.