Mobilização – Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre
Esta iniciativa tem como objetivo a redução do número de acidentes de trânsito envolvendo crianças e adolescentes de 1 a 14 anos – principalmente atropelamentos, mas considerando também acidentes que vitimam a criança na condição de passageira de veículo e ciclista.
O ano de 2009 marcou o aniversário de dez anos de parceria entre a ONG CRIANÇA SEGURA e a patrocinadora do programa, a FEDEX. Como comemoração, a ONG organizou diversos projetos executados ao longo do ano.
Um deles foi o de Formação de Educadores que, por meio de parcerias, envolveu 6.335 crianças e 243 educadores de 31 entidades educativas. Esse projeto visa formar multiplicadores para desenvolverem a temática em suas rotinas de trabalho. O conteúdo é trabalhado por meio de apresentações sobre a causa, dinâmicas de grupo, vídeos e debates referentes ao assunto.
Ao final do projeto, as instituições realizaram 35 eventos mobilizadores, para a Semana Nacional do Trânsito, que consistiram em atividades lúdicas e educativas para as crianças e atividades de conscientização para os pais e moradores da região. Aproximadamente 6.300 famílias participaram dos eventos. O encontro realizado no Projeto Arrastão, contou com a presença de nove voluntários da FedEx que se envolveram diretamente nas atividades com as crianças, aplicando jogos e realizando rodas de conversa.
O projeto foi viabilizado por meio de parceria com as instituições: Projeto Âncora de Cotia/SP, Círculo de Trabalhadores Cristãos de Vila Prudente na Zona Leste, Projeto Arrastão que selecionou um grupo de educadores provenientes de todas as áreas de atendimento da organização e o Crás Fo/Brasilândia – Centro de Referência de Assistência Social que levou educadores da região de Brasilândia e Freguesia do Ó, Zona Norte de São Paulo.
Outra iniciativa inovadora foi o lançamento do Prêmio CRIANÇA SEGURA: Prevenindo Acidentes com Crianças e Adolescentes no Trânsito. A ONG organizou uma seleção de projetos com o objetivo de estimular educadores e instituições a trabalhar a causa da prevenção de acidentes de trânsito em seus contextos de atuação. Para isso foram criadas duas categorias.
Na primeira, voltada a instituições, foram selecionados dois projetos que receberam o prêmio de R$ 3.000,00 (três mil reais) cada um, valor que seria usado integralmente em uma transformação física em lugares de alta circulação de crianças e adolescentes. As entidades responsáveis pelos dois projetos selecionados foram: Projeto Arrastão e Cáritas Diocesana de Campo Limpo – Paróquia Santo Antonio. Ambas propuseram a reforma da calçada ao redor da entidade.
Na outra categoria, voltada a educadores, foram selecionados dois projetos que receberam um kit cada, composto por cinco livros, dois jogos, um kit de material do Programa CRIANÇA SEGURA Pedestre e o direito de participação nas oficinas de formação com 16 (dezesseis) horas. As educadoras que tiveram seus relatos premiados foram: Daniele Machado Olavo, da Associação de Moradores do Jardim Santa Cecília e Renata Rezende de Camargo, da Casa José Coltro.
Mais de 200 parceiros da ONG foram presenteados com o DVD “As Incríveis Aventuras do Super Pedestre”, material educativo produzido em 2009. O DVD tem como objetivo subsidiar educadores no desenvolvimento da educação para o trânsito junto a crianças e adolescentes. São cinco histórias animadas que abordam reflexões sobre os temas direitos e deveres no trânsito, áreas de lazer, uso do espaço público, álcool e drogas, e stress no trânsito. Quem protagoniza essas histórias é o Super Pedestre, uma criança que se transforma em herói para enfrentar os riscos oferecidos pelo trânsito diariamente.
O programa também realizou uma exposição itinerante com fotos produzidas no ano de 2008 por crianças e adolescentes que retrataram nestas imagens suas visões sobre o trânsito de São Paulo/SP. As fotos passaram por seis instituições diferentes e foram vistas por mais de 5 mil pessoas.
Principais resultados 2009:
-243 educadores de 31 instituições formados em São Paulo;
- 6.335 crianças impactadas pelo projeto de formação;
-Realização de 35 eventos mobilizadores que contou com a participação de 6300 famílias;
-Engajamento de voluntários FEDEX;
-Premiação a duas educadoras e duas instituições que promoveram ações educativas e transformações físicas na calçada ao redor da entidade;
-Lançamento de DVD educativo e distribuição a 200 parceiros.
|