Compartilhe

Participe da maior aula de natação do mundo!

Os afogamentos são uma das principais causas de morte de crianças e adolescentes de 1 a 14 anos, vamos mudar esta realidade aprendendo a nadar.

No próximo dia 18 de junho, quinta-feira, às 10h da manhã (horário de Brasília) mais de 50 localidades no Brasil, e outras 800 pelo mundo, vão receber alunos/as para a Maior Aula de Natação do Mundo (The World’s Largest Swimming Lesson – WLSL) a fim de promover a conscientização sobre a importância vital de ensinar crianças a nadar como uma das camadas de proteção para evitar o afogamento.

Tragicamente, o afogamento continua a ser a principal causa de morte não intencional para crianças de 1-5 anos, e a segunda principal causa para menores de 14 anos (internacionalmente). No Brasil em 2012 (último dado disponível), o afogamento foi: a 2ª causa geral de óbito entre 1 e 9 anos, a 3ª causa na faixa de 10 a 19 anos, a 4ª causa na faixa de 20 a 25, a 6ª causa de 25 a 29 anos, e no total 6.369 brasileiros (3.3/100.000 habitantes) morreram afogados (fonte: Afogamentos – Boletim Brasil 2014 – SOBRASA).

O evento de 2015 marcará a 6ª tentativa do time WLSL para registrar no Guinness World Record, a realização da Maior Aula de Natação do Mundo. A equipe internacional, composta principalmente de crianças, trabalha em conjunto para evitar o afogamento infantil através da participação em uma aula de natação global para difundir a mensagem vital que Aulas de Natação Salvam Vidas ™. A novidade deste ano, é que todos os locais anfitriões vão iniciar suas aulas às 10 horas no horário local fazendo a aula viajar ao redor do globo, ao longo de 24 horas. Em anos anteriores, as instalações aquáticas ao redor do mundo que hospedaram a WLSL, realizaram a aula, simultaneamente, às 15 horas GMT, 12 horas no Brasil.

Desde a primeira participação do Brasil em 2011, o país tem sido destaque no número de locais e de participantes. Em 2014, com os 34 locais que sediaram o evento, obteve a segunda posição entre os países Top 6, atrás somente dos EUA.

Este ano possuímos mais de 50 locais que receberão as aulas, em 11 estados e 35 cidades diferentes. Além das escolas de natação, academias a e clubes os 3 maiores parques aquáticos do país participarão mais uma vez do evento: Hotpark, Wet’n’Wild e Beach Park.

A prevenção ao afogamento

Estudo de caso realizado com o suporte da National Institute of Child Health and Human Development – EUA, demonstrou que a participação em aulas formais de natação pode reduzir o risco de afogamento em 88% para crianças com idade entre 1 a 4 anos. Infelizmente, a maioria das crianças não recebe aulas de natação ou qualquer treinamento de segurança aquática.

Mais de quarenta organizações de formação, segurança aquática e meios de comunicação dão suporte a equipe WLSL™ em sua missão de encorajar suas comunidades os seus membros para se juntar ao esforço e se registrar como um Local Anfitrião WLSL ou participar da Aula em seu local. No Brasil o INATI – Instituto de Natação Infantil é o parceiro da WLSL.