Compartilhe

Dicas de prevenção de acidentes com crianças para os dias frios

Veja como evitar alguns acidentes que podem acontecer devido às temperaturas mais baixas

O inverno está se aproximando e, com as temperaturas mais baixas, todos nós queremos ficar aquecidos e mantermos quentes e protegidos quem a gente ama, certo? Para isso, vale usar muitas camadas de roupas, tirar as cobertas mais pesadas do armário, consumir alimentos e bebidas quentes e até mesmo usar um aquecedor.

Tudo isso é ótimo para aumentar nosso conforto nos dias mais frios. Mas, quem tem criança em casa deve tomar prestar atenção e tomar alguns cuidados para evitar acidentes com os pequenos.

Veja algumas dicas que a Criança Segura preparou especialmente para essa época do ano.

1) Atenção com os bebês na hora de dormir

Em dias frios, ao preparar o bebê para a hora do soninho, prefira vesti-lo com roupas mais quentes e evite usar cobertores para aquecê-lo, pois isso pode acabar superaquecendo a criança ou até mesmo sufocando-a. Uma camada de roupa a mais do que a que um adulto está usando é suficiente para mantê-lo aquecido.

No berço, coloque o bebê para dormir de barriga para cima, em um colchão firme e sem objetos macios por perto (como travesseiros, ursinhos ou protetores de berço). Se necessário, cubra o bebê somente até a altura do peito, deixando os seus braços livres, pois isso evita que o bebê deslize na cama, fique com a cabeça embaixo das cobertas e não consiga respirar adequadamente.

2) Verifique temperatura da água na hora do banho das crianças

Ao preparar o banho dos pequenos, verifique se a temperatura da água não está muito quente para evitar queimaduras. Em banheiras, mova a mão por toda sua extensão para ter certeza que não há nenhum ponto onde a água esteja muito quente. Lembre-se, a pele das crianças é mais fina e delicada do que a de um adulto, por isso ela pode se queimar com mais facilidade.

3) Agasalhos e acessórios também podem provocar acidentes

Com as temperaturas mais baixas é normal que coloquemos mais camadas de roupas nas crianças. Mas, na hora de brincar, é preciso prestar atenção em alguns detalhes das vestimentas que podem provocar acidentes.

Cordões (como os de capuz ou de calças) não devem ter mais do que 5 cm de comprimento. Assim, evita-se que se enrolem no pescoço das crianças, as façam tropeçar ou que fiquem enganchadas em algum lugar.

Botões devem estar bem presos à roupa para evitar que se soltem e possam ser levados à boca, causando engasgamento.

Zíperes devem ser forrados com tecido por dentro, para não entrarem em contato direto com a pele da criança, evitando, assim, possíveis ferimentos no momento de abrir ou fechar a peça. Além disso, deve-se evitar puxadores que possuam uma abertura, pois essa fenda pode se prender no dente dos pequenos e causar acidentes.

Lenços e cachecóis devem ser retirados quando a criança for brincar, também para evitar quedas e estrangulamento acidentais.

4) Mantenha alimentos e bebidas quentes longe do alcance das crianças

Para se aquecer em um dia frio, nada melhor do que ingerir alimentos quentes. Porém, para evitar que as crianças acabem se queimando, é preciso tomar algumas medidas preventivas.

Não use tolhas de mesas compridas, pois os pequenos podem se apoiar nelas para se equilibrarem ou tentar ver o que tem em cima da mesa e acabarem derrubando sobre si alimentos e utensílios domésticos que podem provocar queimaduras e outras lesões.

Nunca tome bebidas quentes enquanto segura uma criança no colo. Em um momento de descuido o líquido pode acabar caindo sobre a criança e provocando sérias feridas.

Para mais dicas de prevenções de acidentes com crianças, clique aqui.