A Criança Segura

Atuamos no Brasil desde 2001 e fazemos parte da Safe Kids Worldwide, primeira e única rede global de prevenção de acidentes na infância, fundada em 1987, nos Estados Unidos, pelo cirurgião pediátrico brasileiro Dr. Martin Eichellberger. A rede está presente em mais de 30 países, englobando cinco continentes do mundo.

Nós trabalhamos para alertar a sociedade sobre a importância do assunto; formamos educadores, profissionais de saúde e toda sociedade civil com o conhecimento sobre a prevenção dos acidentes; realizamos pesquisas e análises sobre o tema para pautar a imprensa e levar a discussão ao âmbito político; fazemos com que medidas sejam tomadas pelos responsáveis por criar mecanismos de proteção a fim de preservar as vidas de filhos, netos e sobrinhos de milhares de famílias brasileiras. A principal motivação do nosso trabalho é a certeza de que com a disseminação de informações, a implantação de políticas públicas e a mudança de comportamento e no ambiente, a maioria dos acidentes com crianças pode ser evitado.

Nós ajudamos a salvar vidas

Algumas de nossas ações:

Análise de dados de acidentes

Fazemos a análise de dados de mortes e internações de crianças por acidentes todos os anos para: orientar nossa estratégia de atuação; alertar a comunidade; pautar imprensa sobre a temática; fazer o assunto chegar até a agenda pública, nos tornando a principal referência de análise de dados sobre o assunto.

Segurança de Brinquedos e Cadeirinhas

Para garantir que diversos produtos destinados ao público infantil sejam seguros, participamos de comissões de estudo na Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) como: puericultura, cadeirinha, brinquedos e playgrounds. Contribuímos com dados de morte e internações de crianças e recomendamos melhores práticas para a prevenção de acidentes com crianças.

Políticas Públicas

Acompanhamos a tramitação de Projetos de Lei (PLs) nas câmaras municipais, assembleias legislativas estaduais e federal; influenciamos para que os dispositivos sejam levados adiante até a votação; propomos PLs específicos, além de melhorias e alterações em leis já aprovadas.

Disseminação de informação

Formamos profissionais de saúde, educação, trânsito e de outras organizações da sociedade civil para que sejam multiplicadores da causa da prevenção dos acidentes. Também produzimos campanhas, materiais educativos e muito conteúdo para ajudar pais e responsáveis neste trabalho de prevenção.

Nossas conquistas

Desde 2001, nosso trabalho pela prevenção dos acidentes envolvendo crianças e adolescentes contribuiu para a diminuição de mais de 46% no número de mortes por causas acidentais, no Brasil. Tudo isso graças a:

Obrigatoriedade do uso de cadeirinha para transporte de crianças em veículo

Formação de mais de 7.000 pessoas em cursos de prevenção online. Foram mais de 460 mil beneficiados indiretamente através das ações mobilizadoras de nossos alunos.

Restrição da comercialização do álcool 70% líquido

Realização de dezenas de campanhas de conscientização sobre a prevenção dos acidentes, impacto gerado sobre milhares de pessoas por ano através da imprensa, redes sociais, site ou por meio de materiais educativos.

Inserção de capítulo específico sobre prevenção de acidentes no Plano Nacional da Primeira Infância.

Como isso é possível?

Mobilização

Trabalhamos para alertar a sociedade sobre a importância do tema, promover mudanças em suas comunidades e criar um ambiente mais seguro para as crianças e adolescentes. Para isso, oferecemos palestras, oficinas e cursos à distância. São 3 cursos gratuitos e um deles com inscrições abertas o ano todo.

Comunicação

A informação é uma das chaves para salvar vidas. Por isso, disseminamos a cultura de prevenção de acidentes por meio de nossos canais na web; elaboramos materiais com dados relevantes sobre acidentes para pautar veículos de comunicação; criamos campanhas de conscientização e prevenção; dentre muitas outras ações.

Políticas Públicas

Inserimos a causa da prevenção de acidentes nos espaços políticos para que os cuidados com as crianças se tornem uma prioridade. Para isso, monitoramos projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional e Senado; propomos políticas públicas de prevenção de acidentes para os poderes executivo e legislativo de estados e municípios; trabalhamos em parceria com outras organizações que atuam pela proteção de crianças e adolescentes.

Membro de

Patrocinadores Institucionais

Parceiros que investem recursos na causa ou na instituição.

Patrocinadores de Projetos

Parceiros que investem recursos em projetos específicos da organização.

Parceiros Institucionais e Técnicos

Parceiros que colaboram com a causa por meio de apoio técnico e intelectual em assuntos transversais ou por atuação em rede.

Prestação de Serviços

Empresas, organizações e escolas que contratam os serviços da Criança Segura de assessoramento técnico, palestras e oficinas sobre prevenção de acidentes na infância.

Agradecimentos

Parceiros que colaboram com a causa prestando serviços para a organização.

Relatórios Institucionais

Relatório Institucional de 2020

Relatório Institucional 2019

Relatório Institucional 2018

Relatório Institucional 2017

Relatório Institucional 2015 e 2016

Relatório Institucional 2014

Relatório Institucional 2012 e 2013

Relatório Institucional 2011

Relatório Institucional 2010

Relatório Institucional 2009

Estatuto da Criança Segura

Conselho

Simone de
Campos Vieira
Abib

Presidente do conselho

Luciana de Almeida
O'Reilly Eduardo
Pongrácz Rossi

Conselho Diretor

Emerson Duran
Camilla Osborn Gomes
Nogueira Frussa

Conselho Fiscal

Membro de

CONTATO