Compartilhe

Turma exclusiva de Santo André do curso de trânsito da Criança Segura impacta 4,8 mil pessoas

Em 2017, realizamos o segundo ano de parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Obras e Serviços Públicos de Santo André para oferecer aos professores da rede municipal, em turma exclusiva, o Curso On-line Criança Segura no Trânsito, que tem como objetivo sensibilizar e formar multiplicadores da causa de prevenção de acidentes no trânsito com crianças e adolescentes.

Essa parceria faz parte do Projeto Formação de Mobilizadores Criança Segura, patrocinado pelo Condeca (Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente).

A formação foi realizada entre 30 de junho e 30 de setembro e contou com 165 participantes. Desses, 72 finalizaram o plano de ação e impactaram 4.846 pessoas com suas ações de mobilização.

Ações realizadas

Entre os alunos concluintes do curso estão Ivanete Nunes jardim e Erica Aparecida Gomes da Silva, professoras na EMEIEF Candido Portinari. Elas realizaram sua ação mobilizadora durante a reunião de pais realizada na escola no mês de agosto. O objetivo era conscientizar a comunidade escolar sobre a importância da Educação para o Trânsito como fator para o aumento da segurança pessoal e coletiva.

A mobilização foi iniciada na escola com a confecção de cartazes e panfletos pelos alunos, que foram expostos e distribuídos durante a reunião de pais. Nessa ocasião, foi apresentado um vídeo sobre a segurança das crianças no trânsito e, após a exibição, foi realizada uma roda de conversa sobre o assunto.

“Os pais foram participativos e demonstraram interesse pelo tema. Desta forma pude avaliar que a mobilização ocorreu de forma satisfatória, pois foi possível observar o envolvimento dos alunos e os familiares”, comentou Ivanete a respeito da ação, que atingiu 124 pessoas, entre alunos, pais e profissionais de educação.

A professora, em seu relatório, afirmou ainda que percebeu mudanças de comportamento em atitudes de prevenção tanto por parte dos alunos quanto dos pais, que passaram a evitar brincadeiras em ruas com movimento de carros, passaram a procurar a faixa de pedestre para atravessar a rua e estão se preocupando mais com o uso do cinto de segurança.

Já na Emeief Arquiteto Estevão de Faria Ribeiro, os professores Ana Lucia Rodrigues, Fabiana Munhoz e Valdeir Barbosa dos Santos realizaram uma palestra sobre a importância do uso da cadeirinha de segurança para as crianças para um público de 55 pessoas, formado por pais e profissionais de educação. Na ocasião foram apresentados, com a ajuda de um vídeo, os erros mais comuns que podem ocorrer durante o uso e a instalação desses equipamentos e distribuído panfleto.

“A ação proporcionou um alerta aos pais e responsáveis sobre a importância e necessidade do uso da cadeirinha para as crianças, pois durante a palestra alguns deles se colocaram dizendo que não haviam se atentado a isso e que iriam tomar providências a respeito”, comentou a professora Ana Lucia.