Mobilização

Parceria com Guarujá e São José dos Campos atinge mais de 17 mil beneficiados

Parceria da Criança Segura com Guarujá e São José dos Campos atinge mais de 17 mil beneficiados
  • Compartilhar Facebook
  • Compartilhar Twitter
  • Compartilhar Google +
31/07/2018

Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação do Guarujá e São José dos Campos, o Curso On-line Criança Segura no Trânsito formou 126 educadores dessas cidades. Agora, esses profissionais estão capacitados para atuarem como multiplicadores da prevenção de acidentes no trânsito com crianças de zero a 14 anos em suas comunidades.

Para concluírem sua formação, os cursistas realizaram ações de mobilização com o objetivo de educar e sensibilizar alunos, pais e responsáveis, profissionais da educação e a comunidade local sobre a importância de adotar atitudes preventivas de acidentes no trânsito com crianças e adolescentes. Nessas atividades, mais de 17 mil pessoas foram beneficiadas e 3,7 mil materiais educativos sobre o tema foram distribuídos.

Conheça os materiais educativos sobre prevenção de acidentes da Criança Segura.

O trânsito é a causa número um de mortes acidentais de crianças de cinco a 14 anos no Brasil. Em 2016, segundo dados do Ministério da Saúde, 897 meninas e meninos dessa faixa etária perderam a vida em razão desse tipo de acidente. A maioria desses casos fatais aconteceram com crianças e adolescentes passageiras de veículos e pedestres.

Porém, estudos apontam que 90% desses óbitos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção, como a adoção de comportamentos seguros, utilização de equipamentos de segurança e mudanças no ambiente.

Por isso a Criança Segura investe para disseminar em todo o país a conscientização sobre a importância da cultura de prevenção de acidentes com crianças e adolescente. Com isso, a organização espera contribuir com a diminuição do número de mortes e internações de meninas e meninos por esse tipo de acidente nessa localidade.

Essa formação teve o patrocínio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca).

Exemplo de mobilização

Para a conclusão do Curso On-line Criança Segura no Trânsito, as cursistas Fabiola Flores de Oliveira, Camila Cristina de Paulo Santo e Mara Aparecisa Lupeti de Cena, realizaram uma série de atividades para disseminar a cultura de prevenção de acidentes de trânsito com crianças e adolescentes na escola onde trabalham.

Durante duas semanas, as professoras da Escola Estadual Professora Elídia Tedesco de Oliveira, em São José dos Campos (SP), realizaram conversas, atividades lúdicas, apresentaram vídeos, criaram um teatro de fantoche, um circuito de trânsito e até escreveram um rap – intitulado Sinalize sua atitude” – para explicar a importância de todos serem motoristas e pedestres responsáveis. Com essas ações, 220 pessoas, incluindo alunos, pais, responsáveis e funcionários da escola foram beneficiados com as ações de mobilização.

Confira um vídeo dos alunos cantando e dançando o rap “Sinalize sua atitude”.

Após as atividades, as professoras afirmam que notaram mudanças significativas no comportamento da comunidade escolar, tais como mais respeito às sinalizações de trânsito, aumento da utilização da faixa de pedestre, conscientização dos alunos sobre os perigos de dirigir após ingerir bebidas alcoólicas e alunos ensinando a seus pais sobre as normas e comportamento seguros no trânsito.

Deseja aprofundar seus conhecimentos sobre prevenção de acidentes com crianças e adolescentes? Inscreva-se no curso on-line Criança Segura para Familiares e Responsáveis. É totalmente gratuito!

Membro de
Patrocinadores Institucionais
Seja nosso parceiro

Seja também nosso parceiro


Desejo receber novidades da Criança Segura e/ou parceiros por e-mail.

Receba nossas notícias!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter, ou se preferir baixe o arquivo clicando no botão abaixo.