Mobilização

Curso de multiplicadores Criança Segura em parceria com a SMESP impacta 15,5 mil pessoas

Ação de mobilização realizada por cursista na Emei Pedreira I, em São Paulo Ação de mobilização realizada por cursista na Emei Pedreira I, em São Paulo
  • Compartilhar Facebook
  • Compartilhar Twitter
  • Compartilhar Google +
30/11/2017

Em novembro, finalizamos mais uma turma da parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo para oferecer aos professores da rede municipal de ensino o curso para formação de multiplicadores da causa de prevenção de acidentes com crianças e adolescentes.

A formação, realizada na modalidade semipresencial, contou com a participação de 218 educadores das 13 Diretorias Regionais de Ensino da capital paulista. Desses, 180 realizaram ações de multiplicação sobre a prevenção de acidentes com crianças e adolescentes em seu espaço escolar, totalizando uma taxa de 82,5% de conclusão do curso – o maior índice já registrado pela organização.

A atividades realizadas pelos cursistas impactaram 15.546 pessoas, entre pais, familiares, responsáveis, crianças, adolescentes, profissionais da educação e saúde. Ao todo, 32.210 panfletos, folders, cartazes, livros e gibis foram enviados como material de apoio às ações desenvolvidas pelos docentes.

Ações realizadas

A professora da EMEF Plinio Ayrosa, Marcia Aparecida de Jesus Rodrigues da Cunha, uma das alunas concluintes do curso da Criança Segura, em sua ação de mobilização proposta para concluir sua formação, realizou palestras para professores e alunos da escola onde atua sobre as regras e comportamento seguro no trânsito.

Ainda como parte da ação de conscientização, a professora montou um espaço lúdico em uma sala de aula representando uma cidade com ruas, faixas de pedestres, semáforo etc., para que as crianças pudessem circular e reconhecer algumas situações de potencial perigo que podem acontecer no trânsito e aprender a como evitá-las.

“O curso me levou a perceber a importância da criação de uma cultura de segurança, conhecimento sobre prevenção e a necessidade da conscientização por parte de todos os nossos alunos e principalmente para aqueles que são responsáveis pela educação dessas crianças e adolescentes”, comentou Marcia Aparecida de Jesus Rodrigues da Cunha.

Outra cursista do curso de multiplicadores da Criança Segura, a professora da Emei Pedreira I, Elizete Cristina da Costa, desenvolveu, como ação para conclusão da formação, uma atividade lúdica na qual as crianças se tornaram agentes de trânsito. O objetivo da ação era tornar as crianças mais autônomas e conscientes sobre as regras e os comportamentos seguros no trânsito. Em uma via simulada na quadra da escola, a professora ensinou o conteúdo a respeito da temática e simulou situações comuns no trânsito para que as crianças pudessem colocar em prática tudo o que aprenderam.

Membro de
Patrocinadores Institucionais
Seja nosso parceiro

Seja também nosso parceiro


Desejo receber novidades da Criança Segura e/ou parceiros por e-mail.

Receba nossas notícias!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter, ou se preferir baixe o arquivo clicando no botão abaixo.