Mobilização

21.278 pessoas são impactadas com ações da primeira turma do curso de trânsito de 2017

  • Compartilhar Facebook
  • Compartilhar Twitter
  • Compartilhar Google +
21/08/2017

Ações de mobilização foram realizadas em 10 estados brasileiros

A primeira turma deste ano do curso de trânsito da Criança Segura concluiu suas atividades em julho e os resultados das ações realizadas pelos estudantes foram muito bacanas!

No total, foram 91 alunos formados e as ações de mobilização para prevenção de acidentes de trânsito com crianças realizadas por eles atingiram 21.278 pessoas em 10 estados brasileiros: Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Para, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná e São Paulo.

Em suas avaliações sobre curso oferecido pela Criança Segura, todos os concluintes afirmaram se sentirem preparados para prevenir acidentes de trânsito com crianças após realizarem a formação e disseram estar motivados para continuas suas ações de prevenção em suas localidades.

Além disso, 89% desses cursistas perceberam mudanças de comportamento relacionado à prevenção de acidentes no trânsito entre os beneficiados pelas ações.

“Os recursos disponibilizados no curso são muitos interessantes, inovadores. O ambiente virtual é de fácil acesso. A tutora foi muito presente, mantendo contato frequente, sanando dúvidas e se colocando sempre a disposição. A conclusão do curso através do Plano de ação foi muito bem recebida pelos alunos, percebemos uma interação gratificante e promissora”, comentou a cursista Luciana dos Santos Silva Peres.

Caso Real

Entre maio e agosto, a cursista Rosa Maria de Souza, professora da CIME “Peter Pan”, localizada em Amparo (SP), realizou diversas ações para prevenção de acidentes de trânsito com crianças como parte de sua formação em nosso curso.

A professora começou apresentando a causa e dando dicas de prevenção de acidentes de trânsito aos pais dos alunos durante a Reunião de Pais realizada em maio na escola.

Em junho, ela iniciou o trabalho educativo de seus alunos, apresentando vídeos e contando histórias para conscientizar as crianças sobre os perigos do trânsito. Também foi realizada a leitura do gibi “Pequenos Pedestres, Grandes Cidadãos”. Essas atividades serviram de base para que os alunos confeccionassem cartazes sobre a prevenção de acidentes para pedestres e motociclistas.

Dando sequência as suas ações de mobilização, a professora enviou aos pais dos alunos um questionário para levantar dados referentes à percepção deles sobre as dificuldades no trânsito na proximidade da escola. O resultado desse levantamento mostrou que 58% dos pais consideravam a frente da escola como a área de maior perigo para as crianças, devido ao fluxo intenso de carro e o desrespeito dos motoristas à sinalização do local.

No dia 8 de agosto, para finalizar as atividades de seu plano de ação, a professora realizou um evento de mobilização para pais, filhos, pedestres e condutores que circulam pelo entorno escolar, com parceria da Guarda Municipal. O objetivo dessa ação era conscientizar a todos sobre a importância de respeitas as leis de trânsito, principalmente em uma área com grande circulação de crianças.

Para a cursista, o conjunto de ações de mobilização e conscientização realizadas por ela deram resultado e ela já notou mudança no comportamento de pais e alunos.

A Criança Segura oferece três cursos online e totalmente gratuitos: Trânsito, Multiplicadores e Familiares e Responsáveis.

Tem interesse em participar de uma de nossas formações? Então, verifique o período de inscrições de cada um dos cursos aqui.

Membro de
Patrocinadores Institucionais
Seja nosso parceiro

Seja também nosso parceiro


Desejo receber novidades da Criança Segura e/ou parceiros por e-mail.

Receba nossas notícias!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter, ou se preferir baixe o arquivo clicando no botão abaixo.