Perguntas Frequentes

Veja as Respostas para as Principais Dúvidas

Quais cuidados eu preciso ter em casa para evitar acidentes?

Cada área da casa apresenta riscos específicos de acidente. Aqui você encontra as dicas de prevenção preparadas pela Criança Segura para cada cômodo da casa.

Existe uma área da casa que seja mais perigosa?

Pelo alto risco de queimaduras e cortes, a cozinha é a área mais perigosa de uma casa para a criança. Para a Criança Segura, meninos e meninas não devem ficar nesse ambiente sem a supervisão constante de um adulto. Para ler dicas de prevenção de acidentes nesse cômodo da casa, clique aqui

Quais os principais cuidados que eu devo ter para evitar acidentes em cada faixa etária?

Para cada fase do desenvolvimento da criança, existem cuidados específicos para prevenção de acidentes. Durante todo o desenvolvimento da criança, os responsáveis devem se informar sobre as medidas de segurança que devem ser adotadas e realizar as mudanças de comportamento e no ambiente para evitar acidentes.

Para ajudar nesse processo, a Criança Segura oferece dicas de prevenção de acidentes por faixa etária: menores de um ano, um a quatro anos, cinco a nove anos e dez a 14 anos.

Qual dispositivo de retenção veicular é indicado para cada faixa etária?

De acordo com a Resolução 277 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), crianças com até um ano de idade devem usar o bebê conforto ou a cadeirinha conversível; de um a quatro anos, devem usar a cadeira de segurança (conhecida como “cadeirinha”); de quatro a sete anos e meio, devem utilizar o assento de elevação ou “booster”.

Entretanto, é importante que os pais fiquem atentos aos manuais de instrução desses dispositivos, que informam o peso máximo suportado para cada modelo. Esse limite deve sempre ser respeitado.

Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

É possível utilizar três dispositivos de retenção veicular no banco traseiro do veículo?

Sim, mas somente se o veículo possuir cintos de três pontos para os três lugares do banco traseiro. Após a instalação, é importante verificar se a instalação dos dispositivos de retenção veicular está correta. Para saber como realizar essa verificação, clique aqui.

Meu carro não possui cintos de segurança de três pontos. Que tipo de dispositivo de retenção eu posso instalar no veículo?

Infelizmente, não existem dispositivos de retenção veicular que possam ser usados com cintos de dois pontos no Brasil.

O que é o sistema isofix?

Isofix é um sistema de fixação para instalação de dispositivos de retenção veicular adotado por alguns fabricantes de veículos em diversos países. Ele facilita a instalação desses dispositivos e garante muita segurança para as crianças. Infelizmente, ele ainda é pouco usado no Brasil.

Quando a criança pode deixar de usar dispositivos de retenção? Qual idade ela pode ir para o banco da frente?

De acordo com a legislação brasileira, a partir dos sete anos e meio as crianças já podem ser transportadas em carros sem nenhum dispositivo de retenção veicular e, a partir dos 10 anos podem utilizar o banco da frente.

Entretanto, é importante alertar que, se a criança ainda não possuiu altura superior a 1,45 m, é recomendado que ela continue utilizando o assento de elevação, para que o cinto de segurança a proteja efetivamente e evite lesões graves em caso de acidente.

A partir de que idade a criança pode andar na rua sozinha?

A Criança Segura não recomenda que menores de 10 anos de idade andem sozinhos na rua. A supervisão de um adulto é essencial até que a criança demonstre habilidades e capacidade de julgamento dos riscos aos quais está exposta no trânsito.

A partir de que idade a criança pode ficar sozinha em casa?

A Criança Segura não recomenda que nenhuma criança fique em casa sozinha, sem a supervisão de um adulto.

Quantas crianças morrem em decorrência de acidentes nos Brasil?

Em 2014, 4.319 crianças de zero a 14 anos morreram por motivos acidentais no país. Para ver mais dados sobre as mortes e internações de crianças devido a acidentes no Brasil, clique aqui.

Interesso-me muito pela prevenção de acidentes com crianças. Como posso colaborar com a causa?

Você pode colaborar com a Criança Segura de diversas formas – doando, participando de nossos cursos e até mesmo compartilhando nosso conteúdo com seus amigos. Clique aqui e saiba mais.

Como faço para me inscrever em um curso da Criança Segura?

Para se inscrever em um curso da Criança Segura, é necessário verificar suas inscrições estão abertas. Para isso, você pode acessar a área “Nossos cursos” e verificar o calendário de inscrição dos três cursos online que a organização oferece.

Se as inscrições estiverem abertas, é só clicar no botão “Inscreva-se” e efetuar o seu cadastro.

Em caso de dúvida, entre em contato através do e-mail mobilizacao@criancasegura.org.br.

Parceiros Internacionais
  • parceiro1
  • parceiro2
Patrocinadores
  • patrocinador1
  • patrocinador2
  • patrocinador3
  • patrocinador4
Seja nosso parceiro

Seja também nosso parceiro

Please leave this field empty.

Desejo receber novidades da Criança Segura e/ou parceiros por e-mail.

Receba nossas notícias!

Cadastre-se para receber a nossa newsletter, ou se preferir baixe o arquivo clicando no botão abaixo.